maio 18, 2009

Você já mandou essa idéia para o Maurício de Sousa?

Esta é a pergunta que me fazem quando se deparam pela primeira vez com o meu fanfiction, Menores do Amanhã. Mas sem delongas eu digo que... sim, mandei. E comprovando isso, esta a carta que vocês vêem abaixo que por coincidência recebi na manhã de sábado (16/05/09), quase no mesmo dia em que publiquei a última página do primeiro arco de histórias.


O material que fora analisado em questão foram desenhos, sketchs, fanzines e textos sobre Menores do Amanhã. E o enviei lá pelos idos de 2006 quando Maurício de Sousa esteve na Feira do Livro de Porto Alegre (RS). Não cheguei a me encontrar com ele, pois a parte era restrita, mas amigos conseguiram mãos terceiros para entregar a ele. Só vejam no canto direito a data no recado amarelo no canto inferior da carta.
Passou-se tanto tempo que havia até desistido de qualquer coisa e toquei meu fanfiction e meu trabalho autoral adiante, chegando a pensar que a carta não havia chegado ao seu destino o que agora provou-se o contrário.

Sobre o conteúdo da carta, vou ser sincero e taxativo: EU ERREI em alguns pontos no texto de apresentação. Atribuindo a verificarem a arte, sendo que ela não era muito boa para padrões profissionais. Também esqueci de ressaltar que minha intenção não era trabalhar com as histórias normais da Turma da Mônica e que por isso o estilo era bem diferente do qual eles fazem e que tudo era uma proposta para criar algo muito a parte do que publicam mesmo sendo de teor adulto, segundo disseram. Em suma, tipo o que faço neste blog, mas de forma oficial.


Entretanto
, não gostei de algumas coisas:



Descobrir que esta carta estava em poder deles por todo esse tempo enquanto me lançam uma Turma da Mônica Jovem. Sinto muito, mas até saber disso eu gostava e defendia a idéia da TMJ e não esmoreci com meu fanfiction e quero que esse título vingue apesar da critica de fãs conservadores. Agora não sei o que pensar disso. O que eu queria em minha proposta era atingir um público de outra faixa etária que deixou de ler Mônica para ler comics e mangás manter a imagem da Turma dentro deste contexto e o principal de tudo: ousar.
O que estão fazendo com a Turma da Mônica Jovem, não é ousadia e estou lendo e acompanhando todas as histórias e vejo em forúns e comentários que me chegam que não esta agradando o público jovem real.
O que espero são melhorias e sei que estão trabalhando nelas.

É padrão da Maurício de Sousa Produções a cada material não aprovado, devolvê-lo ao remetente. No entanto os fanzines e a carta em anexo não eram apenas amostras e sim presentes pois se tratam de cópias e a carta manuscrita tinha um desenho que fiz na véspera para guardarem como lembrança, confesso que fiquei magoado com tratamento tão robotizado como este.



Concluindo, continuarei fazendo este fanfiction de modo independente aqui em meu blog mas, me dedicarei mais aos meus trabalhos autorais que espero darem bons resultados futuros.


Ao MSP obrigado pela atenção e só para constar que leio os gibis da turma, portanto eu tinha a exata noção do que estava enviando.

Me desculpem qualquer tom agressivo ou leviano, mas estou sendo realmente franco em minhas palavras.



E para quem acompanha este blog, dê sua opinião a respeito.


Atualização 05/12/11

Fui informado de que o material que enviei, não chegou as mãos do Mauricio, provavelmente deve ter ido para o pessoal de avaliação de portifólio ou coisa assim (como havia imaginado). Por isso todo o material foi devolvido daquele jeito.
Mas agora esta tudo resolvido e através de mãos amigas consegui enviar uma carta, um desenho e alguns fanzines do Menores do Amanhã e Debiloid's (meu trabalho autoral.). Como esta neste post.
Vendo agora que depois dos MSP 50, o Mauricio tem dado uma guinada com seus personagens principalmente agora com o lançamento das Grafhic Novels. Boa evolução.
De qualquer forma aguardo esses futuros lançamentos.

Valeu Daniel e Mauricio de Sousa por recebê-lo tão bem em seu estudio!

15 comentários:

DanielHDR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DanielHDR disse...

Rogério, meu amigo!
Tens um tremendo talento, todos nós sabemos disso! E acredito que a TMJ realmente existe, e pra mim tem nome: Menores do Amanhã. Mas pelo que pude constatar na história comemorativa de 10 anos, o Menores do Amanhã é muito mais divertido, e não depende em nada ao universo da TdMônica.

Unknown disse...

é cara, ñ se abale com esses episódios e continue com teu trabalho, pq sabemos q tuas criações sempre foram melhores q muitas dessas q tem por ai! sempre temos o q melhorar, mesmo qdo isso nos é dito de forma direta, mas tu sabe até aonde vai chegar e q vai calar a boca de muita gente!
abs
newton

Maurício Dias disse...

Rogério, você fez histórias da Turma da Mônica Jovem 10 anos antes, e a suas ainda continuam melhores. Sei que você tem talento, e o mais importante que isso, persistência. E isso é o que o faz ser o que é. Sou seu fã!

Unknown disse...

Reafirmo tudo que o pessoal falou nos outros comentários, não deixa qualquer coisa assim te abalar e nem pensa em parar de fazer o menores do amanhã que eu quero continuar acompanhando e saber o que está para acontecer!

GK'

Andy disse...

"E, por fav...digo...se for do seu interesse nos enviar deb...digo...novo material, sugerimos que sejam aque...ops...histórias curtas, de três ou quatro quad...páginas."

huhuhuh
brincadeirinha

Anderson ANDF disse...

Coisas da vida...
Também sou fã do Menores e não troco.

Marcos Pinto disse...

Muito estranho mesmo que retivessem a tua carta por TRÊS anos( se fora ssim, qualquer um que envie trabalho pra ser avaliavo vai lever quanto tempo pra ser respondido? Em 2012? )enquanto a tal TMJ era gestada - e ninguém duvida que o teu projeto veio MUITO antes( DEZ anos, de fato )!

Eu já passei por experiências semelhantes co outro estúdio, lá no início dos anos 80 - era até "justificável" que demorassem a me responder( quase um ano ) a cada vez que eu enviava material pra avaliação, mas era ainda mais curioso quando algumas das idéias que propunha acabavam sendo aproveitadas!

Unknown disse...

Acho inacreditável que a MSP não tenha se dado conta ainda de que o público que você atinge é o público que ele quer atingir com a TMJ e não consegue porque o enredo não é muito bom... sou muito mais a tua história!

yuji disse...

E ae, Rogério, beleza? Como vão as coisas?

Li o teu post e preciso dizer. Parabéns pelo trabalho até agora. Acho que nos primeiros capítulos a coisa estava no início, então a diferença de qualidade é bem perceptível.

Mas acho que, ao contrário do que dizem na carta, tu captou muito bem a essência de cada personagem e soube transformar em versões mais adultas e num mundo de super heróis.

É claro, é um estilo diferente do padrão "maurício", mas é justamente essa a proposta, então nao tem nem o que discutir.

Já a TMJ (pensei logo de cara ao ver a primeira: "é plágio do rogério"), mas a proposta é também outra. Achei super raso, mas parando pra pensar, acho que a série é pro público brasileiro em geral, que não tem uma educação voltada pros quadrinhos (tanto quanto os americanos, japoneses e europeus), então é necessário que seja super acessível (até pras crianças da periferia). Acho que simplesmente o país não tá preparado (pra um MA)ainda. Mas com as vendas do TMJ, quem sabe o mercado não se abre?

Abraços e força pra continuar desenhando,

Yuji

Gabriela (Bee (: ) disse...

Oi, Rogério!
Olha, como eu disse lá na comunidade de fanfics da Turma da Mônica Jovem, sou super-fã do seu trabalho... E poxa, fiquei aborrecida de saber que eles fizeram isso com você. Eu tenho muito respeito pelo estúdio, pelo Mauricio, mas realmente é complicado entrar em contato com a galera lá, mesmo que seja pra fazer uma homenagem. Na comu tinha uma garota que desenhava, a Fana (tenho até ela no dA), que fez uma fanart muito parecida com o que depois veio a se tornar a capa da edição 4. Ela ficou muito chateada com isso na época...

Quanto à TMJ, é como disseram aqui, acho que a proposta é diferente da de MdA. O fato é que eles estão focando os famigerados pré-adolescentes, que vão comprar merchandising. Ia ser muito interessante ver um trabalho realmente adulto vindo do estúdio MSP, mas eles não vão veicular o nome deles a nada polêmico - acho que até mesmo por trabalhar com material infantil e ter ligações com órgãos internacionais como o Unicef.

Mas enfim... Boa sorte nos seus trabalhos, desejo todo o sucesso do mundo pra você! ;)

Márcio Cabreira disse...

É estranho isso...eles não querem associar a MSP a temas adultos ou polêmicos(coisa que o MDA não é)mas lançam um personagem homosexula sem a menor necessidade. Digo, ser homosexual é normal e não deve gerar nenhum tipo de preconceito, mas isso não tem nada a ver com o universo infantil, mesmo sendo nas histórias da Tina. Sexualidade é um tema desnecessário de ser abordado na turma da mônica.
Pra mim, essa resposta foi mais num tom de inveja, por você realmente reinventar os personagens do que qualquer outra coisa.Por que, alguém que põe o nome do Anjinho de "Céu boy" só pode estar com sérios problemas criativos.
Continua com o trabalho cara, tenho me divertido muito com as tirinhas dos debilóids, de verdade! Grande abraço!

Anônimo disse...

Cara adorei seu trabalho! Gostaria de dizer que você tem um gigantesco talento.
Em um só dia Lê todas as historias dos Menores do Amanhã e posso dizer que seu trabalho merece ser reconhecido.
Dizem que poucos são os brasileiros que tem talento para produzir Hq, o seu caso é uma prova de que muitas vezes pouco mesmo é oportunidade.

Enquanto vemos milhares de lixo nas bancas de jornais, perdemos grandes talentos como o seu!

Um Forte e abraço e conte comigo!

Gwen disse...

tontos,pelotudos essos chicos de mauricio
(escrevi em espanhol para ninguem entender,por favor, só traduzir rogério) bom, no concurso 50 anos, mauricio nao apareceu, estranho foi isso(eu participei do concurso) vi uns meses depois que pegaram ideias dos outros, a e, descobri que, essa coisa de vestidinho vermelho da monica, ele pegou da LULUZINHA, e isso que fizeram a voce foi uma coisa, assim, de dar MUITA mas MUUUUUUUUUUITA RAIVAAAAAAAAAAAAA, e suas historias sao 1.000.000.000.000... melhor do que esse ROUBA PROFISIONAL DE IDEIAS DE MELHORES DO QUE ELE
(doido ficou)
bom so isso ( tabom,isso é, pois nao escrevi pouco)

byes

mr.Poneis disse...

Acabei de ver o argcast com a sua entrevista... ia perguntar a mesma coisa e tal (a respeito de passar a idéia para a MSP)... parece que cheguei um tanto atrasado...

Bom, se serve de alguma coisa... a proposta do MDA ainda difere bastante da TMJ (algo como comédia vs. o shounen manga) e com um pouco de polimento poderia ser reapresentada...

Não sei se você lê Bakuman, mas pode ter sido uma questão de sorte com o editor que leu o seu projeto...

Dequalquer forma boa sorte.

Até mais ver
mr.poneis