setembro 01, 2010

Resenha: Luluzinha Teen parte final


Lulu começa correndo desesperada para salvar seus amigos (e a cidade!) dos planos Vitor Vergerus, responsável pelos últimos acontecimentos.

Chega direto na casa do Jet e pede para ele um meio de entrar no jogo Katana por outro servidor e assim salvar Ana, que no mundo virtual descobre que o tal "Urso" é o irmão de Jasmim, Raio (desculpem por não citá-lo antes) ele é o verdadeiro fundador da Bombz. Filho de ativistas ecologicos que eram contra a poluição feita pela indústria local, decidido a querer mudar a situação criou o Bombz, porém não tinha recursos então aparece Vergerus como um samurai assustador no mundo virtual e o financiou até por em risco a vida de sua irmã no incidente do Zôo e ele perceber que foi usado.

Ele pede ajuda para Ana ajudar Rio Bravo, ou na verdade Jasmim, que foi derrotada pelo samurai. Chegando lá, ambos são presos pelo vilão, mas Lulu chega com Jet e os ajuda a tirar de lá.

Como Aninha não consegue sair do mundo virtual, Lulu deixa Raio e Jasmim tomando conta dela e parte para ajudar Glória no shopping que ainda esta P da vida com ela, com dificuldade (pois não pode ser vista no local) ela reata com a amiga e com a ajuda de Ana (no mundo virtual) localiza Alvinho que para sua surpresa se encontra com seu avô criador de um gerador de ondas mas tudo não passava de uma armação financiada por Vergerus.
Lulu encontra Jet e seu Samuel ( avô de Jet) para irem ao local, mas logo aparece o pai do Jet e acontece uma pequena discussão, então deixam ele a par da situação e ele resolve ajudar.

Enquanto Alvinho e seu avô se preparam para testar a máquina de ondas criada por ele sem saber que estão prestes a cair numa armadilha. Logo os capangas de Vergerus avistam o Albatroz, o barco do seu Samuel e o atacam com o gerador de ondas fazendo o virar quando tudo parecia perdido, Aninha da um jeito de entrar nos sistemas de radio do gerador e neutraliza-lo. Os capangas são contidos mas um tem tempo de reativar o sistema e criar uma enorme onda que destroi o cais. Lulu e seus amigos se salvam usando as pranchas de Surf.

Rosa e Carlinhos (primo do Bola) chegam para falar com Lulu que o Bola esta num estúdio de gravação e os três vão lá, mas são pegos (tsc! pregos!!). Até essa altura do campeonato o insano empresário descobriu que Lulu esta interferindo em seus planos novamente e decide dar cabo do Bola. Aninha interfere novamente e o vilão a descobre, mas é ajudada por Raio, Jet e Jasmim. Vergerus some e executa seu ataque ao Bola eletrocutando-o com uma guitarra preparada.
Neste momento, quando o maquiavélico empresário pensa em fugir, Seu Raposo, Plínio e Leon aparecem decididos a acabar com toda a loucura de Vergerus. Este, acuado liberta varias serpentes de sua coleção para cima dos três que são salvos pelos seguranças de Raposo (ou a policia, sei lá!) e o empresário escapa deixando as bombas prontas para detonar.
Enquanto isso, Bola vai direto para o hospital, deixando todos apreensivos. Depois muita chorumela, eis que o rapaz acorda para alegria geral. Mas Leon liga para a turma dizendo que as bombas foram preparadas para explodir em alguns momentos.

Então cabe a nossa heroina, ANINHA, desativa-las.

No final, o vilão acaba fugindo. A cidade é salva e parte das indústrias poluentes é fechada. O pai do Jet se torna sócio do sr. Raposo e reconstroem o parque, Bola fica com a Rosa, Glória faz par com o Leon (que ajudou com o problema com o cartão), Alvinho continua surfando e de olho numa garota, no entanto vão troca-lo de escola, Aninha assumiu o universo virtual de Katana e a Lulu raspou o cabelo passou a se chamar Luizão e foi presa por agressão a uma freira... Tá, tá! Brincadeirinha!
Lulu de fato ficou pra titia, mas esta contente por tudo ter corrido bem e se volta para seu blog. Depois descobre que a reporter que denunciou o antigo prefeito, pai de Vitor Vergerus era a SUA AVÓ.

E tudo acaba em festa.


======================================================

Minhas impressões sobre o último capítulo:

Algumas situações foram muito forçadas, como a cena em que Lulu, Alvinho, Jet, seus avôs e o pai do Jet, se salvam de uma onda gigante sobre pranchas de surf. Aninha se tornou onipresente e faz tudo resolvendo praticamente todos os problemas desde o relacionamento entre Lulu e Glória até salvar a cidade inteira da destruição.
Gostei do fato do vilão ter escapado deixando plot para futuras aventuras, achei o relacionamento dos personagens bem desenvolvidos como o do Bola e da Lulu, embora ela goste dele até certo ponto aceita o namoro com a Rosa. Leon que havia se apaixonado de inicio pela Lulu percebe que a interessada é a Glória e assim vai.
O mundo virtual de Katana pode até ser "fora da casinha", mas poderá servir para colocar os personagens em histórias com mais ação, se souber mostrar ao leitor como separar as coisas.
A arte se mantem com a boa qualidade, vários artistas fazendo. Referencias de mangá fazem jus ao que é dito na capa.
No geral, o primeiro arco da Luluzinha Teen tem muitos pontos a favor em matéria de história, a começar por não cometer os erros do primeiro arco da Turma da Mônica Jovem, por fazerem uma trama muito voltada para a fantasia e enrolada demais, personagens muitos jogados na trama e exagero na auto afirmação da adolescência.

Apesar do clima "malhação" e de algumas situações pouco coerentes, a história fica instigante principalmente da segunda para terceira edição. Os personagens secundários que em sua maioria são novos, pois a Turma da Luluzinha não é tão numerosa quanto a turma da Mônica, tem uma certa profundidade e conflitos interessantes.

O que denota negativamente o título é o desing escolhido para a versão adolescente dos personagens, totalmente diferentes da fonte, como já disse antes.


Confesso que não ando acompanhando o restante das histórias da Luluzinha Teen, talvez consiga comprar alguma coisa em um sebo um dia, mas creio que lendo este primeiro arco posso arriscar a dizer que a Turma da Mônica Jovem tem um concorrente a altura.

Parabéns aos roteiristas e desenhistas da história.

Apesar, é claro, da safadeza da Pixel.

Nenhum comentário: